domingo, 15 de novembro de 2009

Chiang Mai



Depois da maratona para vir do Inle Lake, vcs de lembram?
Para quem não sabe: 1 hora de barco, mais 1 hora de carro até o aeroporto de Heho, pegamos o 1 vôo para Yangon o segundo para Bangkok, o terceiro para Chiang Mai e mais 1:30hs até o hotel, tudo isso com horas e mais horas de aeroporto!

Mas, porque escolhemos Chiang Mai?

É uma boa pergunta, quando estávamos planejando a viagem perguntamos a Teresa Perez que lugar ela indicava que a gente ainda não conhecia, alí por perto, que seria interessante visitar.
Ela nos indicou Chiang Mai, mas, sinceramente, para quem conhece Butão e Myanmar, não acho que vale a pena... A cidade é bem comum.



Mas vamos lá, mostrar o que tem de bonito na região e o que deveríamos ter feito e não fizemos!

Primeiramente a escolha do hotel, nos indicaram o Four Seasons situado no Mae Rim Valley. O hotel é lindo, tem uma área enorme com diversos terraços com plantação de arroz.



Olha só a vista do terraço do nosso quarto, adivinhem jantamos ali! E de sobremesa um delicioso sticky rice com manga, simplesmente sensacional!!!




Bom, acho que este destino é para quem curte ficar no hotel...
Mas este, com certeza, não é nosso estilo! Gostamos sim de um hotel bonito e típico, mas que tenha coisas interessantes para ser visitado por perto...
Este é um problema deste hotel, sua localização! Ele fica há uma hora de carro de todos os pontos turísticos. Outra coisa importante é que quando se está na Ásia, deve se pensar onde serão feitas as refeições, em caso de dúvida fique com os restaurantes dos bons hotéis!

Bom como não dava para voltar para almoçar no hotel, imaginem uma hora pra ir mais uma hora pra voltar, fora o tempo do almoço, isso nos custou a única infecção intestinal desta viagem, pois comemos num restaurante a beira de uma avenida, indicado pela nossa guia como um excelente restaurante onde só serviam um lamem de frango apimentadíssimo, sem opção de pedir sem pimenta, feito em panelas ao ar livre...

Pesquisando na net sobre a região antes da viagem, descobri um templo lindo que eu já tinha visto em e-mails recebidos, que ficava em Chiang Rai. Pesquisando descobri que Chiang Rai foi a cidade mais importante do norte antes de perder o título para Chiang Mai e tb fazia parte do famoso Triangulo de Ouro pois fica a margem do Rio Mekong onde cruzam as fronteiras da Tailândia, Birmânia e Laos.



Bom depois de descobrir tudo isto, reclamei com a agência porque eles não tinham colocado este passeio para gente, e como descobri que Chiang Rai ficava somente a 120km de Chiang Mai pedi para que eles incluíssem no nosso roteiro um dia em Chiang Rai.
Pagamos por esse passeio e eu estava feliz por conhecer a cidade,a famosa parte antiga, a casa de ópio, as tribos da região, os templos antigos lindos e o famoso Wat Rong Khun

No dia da nossa chegada vieram nos perguntar se era certeza que queríamos fazer o passeio marcado para o dia seguinte, eu perguntei porque, eles nos falaram que ia ser muito cansativo, e novamente eu fiz a mesma pergunta, a resposta foi, bom são 4 horas para ir e mais quatro para voltar!
Coloquei que não era possível pois eram só 120kl e que não tinham nos dito nada quando falei na agência, eles disseram que a estrada era muito ruím, com pista única, e tinha que atravessar uma montanha com muitas curvas... Tb que o normal era termos chegado por Chiang Mai e ir de carro até Chiang Rai e de lá voltar para Bangkok!
Porque ninguém me disse isso na agência?
Falta de informação é a pior coisa que pode acontecer a um turista, por isso agora quando vou viajar investigo eu mesma tudo a respeito, nos mínimos detalhes na net. Ou seja por causa da incompetência dos outros tornei-me uma chata!!! Fer, a culpa não é minha!!!!!!
Bom fiquei frustrada, mas decidimos não ir...

Então nosso passeio do segundo dia passou para o primeiro e fomos visitar o Phu Ping Royal Palace que é a residência de verão da família real que foi construido em 1961.



Tivemos a sorte e o azar de ser o dia do aniversário do rei Bhumibol Adulyadej! Sorte porque tivemos a oportunidade de ver várias apresentações de etnias da região comemorando o aniversário no templo que fomos em seguida e o azar porque estava tudo lotadíssimo porque eles visitam o palácio e os templos para rezarem pela vida do rei! Tb acho que não tem muita coisa pra fazer no feriado!

Esse palácio é famoso pelo jardim das rosas da rainha!



Bom o jardim é lindo, com rosas que eu nunca vi igual?




De lá fomos para o templo Wat Phrathat Doi Suthep ou comumente chamado Doi Suthep nome da montanha onde ele se encontra.




Esse templo começou a ser construído em 1383 com sua primeira stupa, e segundo a história tem um osso como relíqui de Buda.



Para se chegar ao terraço do templo precisamos subir 309 degraus ladeados por serpentes bem ao estilo dos templos desta região, vimos muitos assim no Laos.



Este templo é predominantemente budista, mas tem tb características hinduístas pois tem um altar dedicado a Ganesha o deus elefante hindu.



Reparem que os monges tailandeses usam a cor marrom com ocre.



Ao lado do terraço tem os templos principais onde tem várias imagens de Buda



Tem até uma réplica do Buda de Esmeralda de Bangkok, e pudemos perceber uma grande devoção.



Como eu tinha neste dia tivemos a sorte de ser o dia do aniversário do Rei e com isso no terraço haviam vários grupos étnicos se apresentando com suas roupas e danças típicas.



Era literalmente uma festa, com muitas flores, danças e com comes e bebes tb!

Voltamos no final da tarde para o hotel para experimentar o SPA que é muito bonito...
Na chegada encontramos um Bufalo Branco, famoso na região pelas luminosas sombras rosas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário