quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Wat Arun - Bangkok





Chegamos em Bangkok e fomos direto para o hotel. Primeiro vou contar um pouco sobre o hotel Mandarin Oriental que nós sempre ficamos, o serviço é excelente e a localização tb!




A parte nova fica ao lado do antigo hotel primeiramente construído em 1881 todo em madeira que pegou fogo e este que vcs vem que é um charme é do séc XIX, aquele que eu contei a história do Jim Thompson...
A vista dos quartos é linda e o haal é todo florido e há flores por todo lado, mas isso é uma característica da Tailândia toda...Vejam o trabalho de flores naturais desses elefantes da recepção!




Ah! Tb tem um restaurante japonês divino no último andar, chama-se Jim's com uma vista linda e um sushi de comer ajoelhado!!! Agradecendo, claro!
Portanto se vc não estiver hospedado aqui e gostar de sushis venha somente jantar!!!


Hoje saímos de barco direto do hotel pelo rio Chao Phraya para visitar o local onde ficam as barcas que antigamente o rei usava para andar pelos canais.




Bom saímos direto do hotel pelo rio e pegamos um speedboat, a melhor opção para quem quer andar de barco, pois é privado, rápido e não chacoalha como os de madeira. Tb o preço é por hora, então ficar indo de tuctuc sai caro, além de ser muito chato!
Bom no caminho vimos um templo maravilhoso e resolvemos parar, foi muito bom.




Esse templo conhecido como o templo do amanhecer, chama-se Wat Arun e é dedicado ao deus hindu do amanhecer Aruna (hindi)
O rei Taksin no séc XVII escolheu este local para fazer um templo tão alto que seria o primeiro a receber a luz do amanhecer. O Buda de esmeralda, então recuperado do Laos ficou nele até ser transferido para o Wat Phra Kaeo, no complexo do palácio real em 1785.
Mesmo sem o Buda de esmeralda este templo foi muito reverenciado pelo rei Rama II e Rama III que investiram em torna-lo cada vez mais alto! Hoje ele tem 104 metros, não parece muito perto das construções de hoje em dia, mas para época era um portento!
O difícil é subir!!!




Mas vale a pena pela vista!




Mas o que mais chama a atenção neste templo é que ele é todo recoberto de pedaços de porcelana chinesa que os barcos chineses usavam de lastro para poder chegar e depois levar as mercadorias para China.



Inteirinho de pequenos pedacinhos, vai ver o Gaudi se inspirou aqui!



Olhem, por exemplo, o topo desta parte do templo!





Lindo né?

As fotos nunca traduzem o que encanta pessoalmente, mas cada detalhe deste templo é impressionante, muito delicado e imponente ao mesmo tempo!




Cada ângulo tem sua surpresa!





Estas eram mãe e filha que estavam comemorando e resolveram vestir-se com trajes típicos para esta foto, e estavam se divertindo muito!!!



Tudo era festa ao lado do templo! Lojinhas, doces, artesanato, bem ao estilo asiático!

De volta para o rio fomos vendo a vida passar... Colorida, intensa, cotidiana, humana e divertida!





Depois de 20 minutos chegamos visitar a casa das embarcações que o rei usava antigamente.




Hoje, alguns dizem que por motivo de segurança não são usados mais, mas na verdade eles foram confiscados quando o regime passou a ser uma monarquia constitucional, por isso só são utilizados em cerimonias autorizadas.



Esses maravilhosos barcos dragões tem comprimentos e decoração diferentes, pois eram usados tb pelas mulheres, ministros, familiares e cada um tinha sua importância e era reconhecido de longe pelo povo.
Eles eram usados já no séc XIII para transporte do rei e da família real, pois na época todo deslocamento era feito pela água. Nesta época somente o rei podia ter barcos com mais de 50pés.




Mais tarde eles foram usados só para cerimonias religiosas como a do fim da época de chuvas quando o rei ia com seu cortejo vai até o templo Arun oferecer novas roupas aos monges.
Na 2 guerra uma bomba caiu na casa e alguns foram danificados e restaurados posteriormente.

Em 2 Novembro de 2007 houve a real cerimonia de aniversário de 80 anos do rei e todos puderam ver essas maravilhosas barcas sendo conduzidas como antigamente ao som do da voz dos guerreiros cantando o Narai Suban!

Imaginem como deve ter sido!!!






Daqui vamos ao mercado de flôres!!!
Mas depois eu conto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário