quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Royal Grand Palace




O gostoso de Bangkok é que dá para fazer toda esta parte turística de barco direto do hotel, isto faz uma diferença enorme! E tb se quiser ver algum antiquário, lojas etc., tem os Shoppings e ruas de comércio bem interessantes. Fomos até o For Seasons ver uma pedra que o Fernando estava procurando e achamos um antiquário muito bom!
Foi aí que descobrimos a como foi excelente a compra feita em Chiang Mai, pois nesta loja compramos mais um Buda sentado, um nirvana (aquele que ele está deitado sem apoiar a cabeça na mão) e uma stupa em cristal de rocha antigo. Foi aí que descobrimos o quanto custava uma peça desta!

Tb nos encantamos com uma miniatura de um Buda Rei em ouro, como os que estão no templo principal do complexo do palácio, e adivinhem quanto tempo o Fernando levou negociando estas 4 peças?
Exatamente 2 horas!

Mas valeu a pena, porque trouxemos as quatro peças! Apesar do Fernando não sair completamente feliz com a negociação...

Mas voltando ao passeio do nosso dia, depois do templo Arun Wat fomos de barco para o mercado das flores...




Nosso guia nos perguntou se já tínhamos ido e dissemos que não, ele então falou que nós íamos gostar, mas eu nunca podia imaginar o que nos esperava!



É uma área com uma rua principal paralela ao rio, com lojas todas de flores e nas calçadas barracas de flores. Parece normal, não é?
Mas são quarteirões e quarteirões com milhares de flores!



Fiquei extasiada! Olhem as orquídeas!



A quantidade, incrível! Nunca vi estas orquídeas antes, que cor!!!




E são todos os dias assim! Não é como aqui, 2x por semana, não! É todo dia, o que me fez pensar se a demanda por flores podia ser tão grande assim!



Bom a diferença é primeiramente o preço, tudo muito barato!
Depois a cultura valoriza o uso em casa, o turismo, que é enorme, utiliza as flores em abundância porque são o cartão postal da Tailândia, que é o maior produtor de flores de corte e orquídeas do planeta. Nós, o Brasil, somos considerados o pais com maior número de árvores floríferas do planeta!

E tb a cultura religiosa que incentiva as oferendas maravilhosas, feitas com a maior delicadeza possível!



São verdadeiras esculturas de flores! Olhem o detalhe destes dragões!



Ah! Estas são as guirlandas de marigold, influência indiana vinda com o budismo!



E as flores de lotus! Sempre presente em todos os templos!



Olhem só os buques oferecidos!






Depois deste passeio pelo jardim do Éden fomos ver o Complexo do Royal Grand Palace.



A criação humana equivalente ao jardim do Éden! Olhem as flores desta pagoda!!!



Sempre que vamos a Bangkok visitamos esse complexo e a cada vez ele nos surpreende pela sua beleza!
A chegada pelo rio sempre impressiona!



Sempre achamos mais bonito do que lembrávamos, e olha que já sabemos que é lindo!!!




A construção deste complexo palácio começou em 1782 junto com a construção da Stupa dourada com o rei Rama I quando ele resolveu mudar a capital do Sião para esta região, ele escolheu esta área para construção do palácio, porém esta área era habitada por mercadores chineses. Então só depois da recolocação destas pessoas é que a construção começou.




No começo as construções eram de madeira com uma muralha ao redor de 1.900mts.
Em seguida foi construído o templo onde foi colocado o famoso Buda de esmeralda. Só depois disto é que foi feita a cerimonia de coroação dele, em 1785.




O plano da construção do palácio como vemos hoje começou mais tarde,e foi usado como residência até o rei Rama V que decidiu morar em outro palácio, deixando este somente como escritório.




O Wat(templo) Phra Kaew, ou templo do Buda de esmeralda foi construído para receber a estátua que dizem foi esculpida 500 anos depois da morte de Buda.



Este famoso Buda é esculpido em jade verde, tem 60cm e não pode ser tocado por ninguém somente pelo rei que 3 vezes ao ano limpa e veste uma das 3 roupas todo bordado a ouro e pedras que representam as 3 estações, o verão, o inverso e a estação das chuvas.



Historicamente falando, este Buda foi achado no Cambodja, no triângulo de ouro em Chiang Rai no séc XV, foi levado para o Laos no séc XVI, depois foi para o Vietnam e ficou lá por 215 anos. Só no séc XVIII foi trazido para a Tailândia. E toda este templo foi feito para hospeda-lo!



Cada detalhe é lindo! Olhem só esta porta que da para os jardins do palácio, os detalhes...



Uma beleza ?
Por isso que eu digo, Bangkok é uma ótima porta de entrada ou saída da Ásia dependendo pra onde se vai, no nosso caso nesta viagem chegamos por Delhi e saímos por Bangkok.




Mas nossa próxima viagem vamos chegar por Bangkok, visitar Tibet, China, Japão e voltamos pela China...
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário