segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Laca uma paixão! Mandalay



Hoje fomos visitar uma "fábrica" artesanal de Laca.
Na verdade eu nunca fui muito amante de laca, na época em que casei as lojas de decoração vendiam coisas de laca trazidas da Tailândia, e depois virou uma coisa meio "kitsch".

Bom depois desta visita fiquei apaixonada e hoje temos algumas peças antigas maravilhosas em laca, compradas principalmente nesta viagem.




Dizem que "só se ama o que se conhece" acho que é a pura verdade!!!
Mas vamos lá, vou contar como esta paixão começou!

Chegamos ao local onde o pessoal fazia as lacas e aí eu pude conhecer e apreciar passo a passo como o processo é feito.





Primeiro o objeto a ser laqueado, vai desde peças de todo tamanho de madeira, (enfeites, utilitários, móveis, entalhados ou não, imagens de Buda, etc.) , bambu, cestaría, e peças feitas com crina de calavo!
É crina de cavalo trançada!
Eu já tenha visto flores feitas disso no deserto do Atacama, é um trabalho lindo, imaginem a delicadeza deste trabalho laqueado...

Logo na chegada vimos diversas moças sentadas no chão trabalhando!




É um trabalho impressionante, minucioso e cheio de detalhes minúsculos! Tem que ter vista boa!

Bom a laca é uma resina de uma árvore (Toxicodendron verniciflunnm) chamada vulgarmente árvore verniz.



Essa resina é solúvel na água e seca endurecendo lentamente por evaporação. Quando a água toda é evaporada ela se torna dura, resistente e impermeável!

Bom a técnica veio da China antiga com registros arqueológicos de 8.000 atrás!
Depois espalhou-se pela Korea, Japão, Birmânia e Indochina. Na India eles tb tem uma laca, mas extraída de um inseto. Os japoneses alegam que eles já tinham laca antes dos chineses, mas nada foi provado até agora.

Os chineses logo descobriram que a laca extraída da árvore verniz provocava uma dermatite induzida pelo ingrediente ativo chamado Urushiol, e com isso descobriram tb como tratar este mal com crustáceos o que ajudou esta arte chegar até nós!

Na Birmânia a árvore verniz chama-se Thitsi e é encontrada nos arredores de Bagan, e sua resina não provoca alergia, então os trabalhadores não precisam ser medicados, porém a secagem é mais lenta. Há muitos vendedores de pequenas peças pela região...




Mas não é assim tão simples! Se fosse não teria sido os chineses que teriam descoberto, certo? Vcs sabem, eles gostam de coisas complicadas... Inventaram a porcelana, os fogos de artifício, o macarrão, a seda, o barco a remo, a pólvora, tipografia, roca de fiar, o papel, o balão, o paraquedas, o fósforo, o relógio, o jogo de xadrez, etc. Só coisas fáceis!!!

A Laca foi sempre cobiçada pelos seus atributos e por causa disso o mundo inteiro tentou inventar algo que pudesse imitar suas qualidades. O plástico foi uma dessas tentativas que na minha opinião se tornou o lixo do planeta! Mas vamos lá, a partir dos anos 20 foram desenvolvidos muitos vernizes coloridos a partir da laca, com isso a descoberta da tinta de cor Japan Fast com secagem rápida ficou popular nesta época! Mas s pioneira a usar em larga escala foi a industria automotiva General Motors com a cor Bright Blue fabricada pela DuPont!

Mas a paixão aconteceu não por toda essa informação e investimento em tecnologia, mas por conta da beleza das peças e do método ancestral que ainda é feito em Mandalay...

Vamos lá, eles pegam a peça a ser laqueada e dão uma primeira demão de laca e aí ela vai para um quarto que fica debaixo da casa para secar lentamente.



A peça fica lá de 1 a 6 meses secando no escuro, dependendo do tamanho da peça.
Depois a peça leva outras camadas de laca e volta para escuridão, até que se obtenha uma peça dura e resistente.
Aí começa o polimento com cinzas. Este trabalho é que vai revelar a uniformidade da peça e dar brilho.



Caso a peça tenha o famoso vermelho chinês, esta é a hora de coloca-lo adicionando o pigmento do mineral Cinnabar ou Cinábrio (sulfureto vermelho nativo do mercúrio) a laca, e com mais uma ou mais camadas desta laca cinnabar a peça volta para secar quantas vezes for necessário.
No caso das peças desenhadas, elas são feitas normalmente sob a laca preta, a parte vermelha normalmente fica por dentro da peça ou se elas são entalhadas.



Caso a peça for pintada isto é feito quando a peça está preta acinzentada no fim do polimento, e sempre são os homens que desenham, a mão livre com instrumentos pontiagudos, sem moldes ou cópias. Tudo é criado na hora!




Depois as mulheres vão fazendo texturas nas partes que devem levar outras cores, as linhas retas com régua e ponta seca, nas fotos abaixo dá para ver as partes em cinza, nelas a nova cor vai aderir!




E para cada cor a peça passa mais um tempo no quarto escuro. Então quanto mais cores, mais trabalhosa a peça é e mais tempo leva para ser feita podendo até ter mais de 12 estágios de secagem.



As lojas são cheias de trabalhos de laca que vão desde enfeitinhos e tijelas simples e baratíssimas até os trabalhos mais caros, todos desenhados!



Sendo assim me encantei por umas peças decorativas feitas de crina de cavalo e todas trabalhadas que resolvi que seriam para um jantar chiquérremos que um dia eu vou dar e que pretendo usá-las como redoma de uma entrada que eu ainda não inventei...
Bom, graças a Buda o Fernando comprou esta história e eu consegui trazer 12 peças lindas, apesar da mala estar estourando!




Ah! A laca está tb representada desde o sec.XII nas imagens de Buda!




Mas com certeza as peças mais bonitas são as antigas! O preço é meio salgado, mas o trabalho é maravilhoso!

Um comentário:

  1. Amei estas peças. Gostaria de saber onde poço comprar aqui em BH MG?

    ResponderExcluir