quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Halong Bay - Vietnã

Hoje saímos de carro para Halong Bay, são 2.000 ilhas de formação rochosa diversas a maioria de limeston, que ficam a mais ou menos 1km da costa num área de 1.500 km2.

Uma maravilha considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO, graças a Deus!

Fomos convencidos pela nossa agência de turismo a ficar 1 noite em um barco, apesar do Fernando perguntar várias vezes se não valia a pena ficarmos mais...
Bom, entramos no barco ao meio dia e saímos no dia seguinte as 10hs...
Valeu muito a pena, mas gostaríamos de ter ficado no mínimo uns 3 dias inteiros, pois a região é maravilhosa! Além disso tem o problema dos diversos barcos fazerem os mesmos pontos turísticos e apesar de bonito eles estarem cheios, o que é muito desagradável!

Infelizmente está se desenvolvendo na área um turismo barato... As construções de pequenos apartamentos e hotéis grandes está deixando a costa feia...

Como as formações ficam longe da costa isso não incomoda muito mas o aluguel de barcos para passar o dia é enorme.

Nosso barco era gostoso, mas se der pra pegar um menor com menos gente, ou pelo menos que dê para fazer um passeio mais longe onde não é a programação normal dos barcos, seria o ideal. Não sei se eles tem barcos mais luxuosos, no estilo local mesmo, que façam passeios de 3 a 5 dias, o meu guia disse que tinha, mas pela resistência da agência em nos atender, não sei se tem... Vcs podem ver como a área fica com visual poluído com muitos barcos, além da fila nos passeios...

As últimas pesquisas dizem que o local tem vestígios de presença humana há 18.000AC! As formações foram sendo esculpidas por 20 milhões de anos pelo clima tropical da área e desde então formou-se uma biodiversidade única!

Nosso primeiro passeio no mesmo dia que saímos foi subir a pé num mirante numa das ilhas, dá para ver no topo da ilha da foto acima, apesar da fila de barcos e o monte de gente para subir e descer a vista valeu a pena!

Não dava vontade de descer mais!

De lá fomos visitar uma aldeia flutuante de pescadores!

Uma beleza de cores!

As vendedoras de conchas vinham ao lado do barco

Olha que graça!

As casas são construídas em cima de toneis de plástico, todo o comércio é feito de barco, tem até o templo!

Depois paramos com o barco para ver o pôr do sol, que foi um espetáculo a parte!

Bom foram dezenas de fotos maravilhosas!

Foi muito bom ficarmos num barco de madeira com velas, de estilo antigo, com direito a jacuzzi e com vista pro mar!

Dá pra ver como ele é por fora, vendo o único barco que estava ancorado no mesmo local que o nosso e era parecidíssimo.

No dia seguinte acordamos ás 5 da manhã pra ver o solo nascer!
Dá pra imaginar?

Depois do café fomos voltando, pois temos que deixar o barco ás 10hs da manhã. Ainda passamos para conhecer uma gruta que fica numa das ilhotas, interessante tb.

Halong Bay é inesquecível, mas com certeza um passeio muito curto para um lugar tão lindo!