sábado, 15 de novembro de 2008

Luang Prabang - Laos



Saímos do Vietnã e viemos para o Laos, escolhemos Luang Prabang pelos seus inumeros templos e monastérios budistas!
A cidade de Luang Prabang foi considerada patrimônio histórico da Humanidade pela UNESCO, hoje é a capital da provincia com 82.000 habitantes e anteriormente foi a capital de um reino com mesmo nome.



A cidade existe a muitos anos e foi conquistada em 698 por um príncipe Tai, de lá para cá houveram diversas diferentes dinastias sendo o império Khmer a maior delas.
Na época que a França anexou o Laos, Luang Prabang foi reconhecida como a residencia real do Laos e se tornou o local do protetorado Frances da região. Quando a frança se retirou da área o rei Sisavang Vong voltou a reinar.

A cidade é muito charmosa, tudo é limpo e arrumado, as construções são de estilo e praticamente são todas casas ou sobrados, nada de predios altos e modernos! Em 1975 o rei foi destronado e o país tonou-se socialista. Para o povo a volta do rei é desejada e eles se referem a ele como Papai.



A região é muito bonita formada por floresta e os rios Nam Khan e o famoso Mekong, que vem do Vietnã e vai para Tailândia, a região toda é muito bonita.




Nosso hotel La Residence Phou Vao era um charme!



Ele fica praticamente no centro o que é muito bom porque a rua principal tem restaurantes e lojinhas simpáticas, fora o mercado noturno que é imperdível. É muito fácil se locomover na cidade é só pegar um Tuk Tuk e tudo é pertinho!



Ah! tem tb a feira livre no centro que é interessantíssimo!



Tudo muito limpo e organizado!



Os próprios agricultores vendem, cada um, o seu produto, tudo em escala pequena, pois tudo é familiar!



Tem tb os animistas que não criam nem plantam nada, são coletores e vendem o que coletam na floresta, desde pássaros, peixes e podem acreditar morcegos!




Essa cidade foi uma das que eu mais gostei da viagem! Tudo é perto, bem cuidado, seguro para andanças sem guia, a natureza é linda e tem milhares de templos maravilhosos!
Preciso falar mais?



Este é o palácio real e o templo budista Haw Kham do palácio que fica na rua principal.



Olhem os detalhes no telhado!




No dia seguinte fomos visitar Phu Si Wat (Wat significa templo) no alto da colina, vamos subindo no meio dessa vegetação maravilhosa nestas escadas de serpente!



A área do templo é enorme cheia de meandros, e cada parada tem algo novo para se ver...



E a vista lá de cima é linda!



Essa cidade é mesmo incrível, é um templo quase grudado um no outro!
Um dos mais importantes é o complexo de Wat Xieng Thong, que significa Templo da Cidade de Ouro, esta é a entrada.



Neste complexo tem o lugar onde fica a carruagem do rei, a própria construção é lindo olhem só a altura do pé direito!



Dentro tem a carruagem, imagens de Buda, e outras peças, tudo entalhado em madeira teca, claro, folhado a ouro e muitas vezes com mosaico de espelhos coloridos!



O templo do lugar é imponente!



Os detalhes em madeira são impressionantes!



Acho que já deu pra ver a beleza desses templos, tenho quase 600 fotos só de templos desta cidade, mas não dá para colocar tudo aqui, então vou deixar o resto pra imaginação de vcs, e pra quem não se contentar com isso aconselho a não perder mais tempo e começar a programar a viagem para esse paraíso!



Ah! Por todos os lugares sempre tem os monges, porque no budismo daqui os jovens podem entrar para estudar e sair quando querem, depois podem casar e tudo mais.



Portanto praticamente todos os jovens na maioria homens e jovens, estão nos templos, cuidando da manutenção, passeando pelas ruas e rezando. são alegres e interativos.




Todos os dias ás 5;30 da manhã todos os monges da cidade saem para receber alimentos da população, pela religião eles não podem cozinhar, portanto a população tem que dar cada um alimento suficiente para 1 dia. Nós turistas vamos para ver essa realidade tão diferente da nossa, e tb para participar!




A coisa chata é que todos os dias tem turistas do nosso hotel levantando as 5 da manhã para participar e nosso hotel é inteiro de madeira, dá pra imaginar que não se dorme bem depois das 5... Mas isso é o único senão..

Mas é muito emocionante participar desta hora tão especial! Cada um dá um pouco do que tem, e a grande maioria leva tigelas de arroz cozido e vai dando um punhado para cada um!
A preocupação dos mais velhos é sempre que eles ganhem pelo menos um pouco de carne e verduras, pois a grande maioria está em fase de crescimento e viver só de arroz não é fácil!
Depois de percorrer a cidade eles voltam para o templo e comem juntos.



O templo tb é o local onde a comunidade se encontra pra comemorar, discutir problemas ou combinar mutirões para alguma construção, ou simplesmente conversar!




Outro passeio lindo é a trilha para ver a cachoeira Huang Si, pena que não levamos maio!
Olhem a cor da água!




E as coisas pelo caminho? Uma libélula negra com neon azul, uma flor negra, as árvores imensas e olha só cada chifre de veado! Ah! Tb tem os ursos que são típicos da região!



No final a maior queda é de tirar o fôlego de tão linda!




Tem tb um outro passeio que é uma gruta, chama-se Pak Ou, nela dizem que tem mil Budas!



Nosso guia nos informou que era um passeio com almoço e saímos de barquinho pelo rio, tipo um barquinho de pescador de madeira, bom depois de quase uma hora andando num barco perguntamos quanto tempo levaria pra chegar, e o nosso guia falou que mais umas 2hs!



Fiquei louca, primeiro porque ele deveria ter nos avisado, quase 3 horas pra ir e mais 3 horas pra voltar com certeza seria um passeio que não faríamos, depois porque já tínhamos visto alguns barcos rápidos passar pela gente e perguntamos porque nãõ tinha sido escolhido um daqueles e ele disse que era perigoso, e que tb era o que estava escrito pra gente... Bom o Fernando perguntou quanto tempo levaria pra ir com o barco rápido, sabe quanto? 20mts pra ir! Bom o Fernando pagou pra vir 2 barquinhos rápidos e, para desespero do nosso guia, fomos neles... De capacete claro!



O passeio em sí não sei se vale a pena, o rio é igual o tempo todo, sem nada pra ver de diferênte, os restaurantes que ficam do outro lado do rio perto da gruta tem uma comida bem simples, na verdade nãõ~gostei muito... Mas a vista era bonita!



A gruta em sí e pequena e da para ser vista do rio.




A tradição que começou com um dos reis que escondeu uma imagem de Buda lá, e ao passar dos anos todos colocam imagens até para pedir que volte a monarquia...




Dizem que tem imagens bem antigas aqui, da época que o budismo veio para a região.




Se vcs tiverem com bastante tempo sobrando talvez valha a pena, o Fernando gostou... Ah! Tb tem uma vila que as casas usaram a carcaça das bombas para servir de vigas, como na parte de baixo das palafitas, mas nos decidimos não ir porque era longe e outros turistas disseram que não valia a pena.

Ah! Uma coisa muito legar é ver as mulheres preparar o biscoito de arroz! Uma delícia! Ficamos tão viciados que até tentei fazer aqui, mas não deu muito certo...



Outra coisa maravilhosa que eu comi foi na feira de rua um cone de folha de bananeira recheado de arroz preto com côco, Uma delícia! Ate hoje dá agua na boca quando eu falo!




Luang Prabang tb tem o maior número de turistas jovens que eu vi pela Ásia, e as Guest Houses parecem ser legais!
Por isso sem desculpas para não vir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário