segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ta Prohm Temple / Preah Khan - Caboja




Depois de alguma briga com nosso guia, que queria que acordássemos todos os dias ás 5:30 da manhã para, segundo ele, encontrarmos os templos sem turista; hoje saímos ás 10h da manhã para os passeios. Primeiro porque, para fotos, o céu azul faz diferença e muito cedo sempre tinha neblina... E tb ficamos meio desconfiados que ele tinha outros turistas, porque sempre queria nos devolver cedo no hotel, tipo 10 da manhã...
Ah! Outra coisa importante, apesar de ter colocado no blog o templo Angkor Wat no começo, nossa visita nele foi no penúltimo dia e nosso querido guia nos fez entrar nele por trás, sempre com a desculpa dos turistas, e claro sem nos consultar, mas acontece que o impacto todo está chegando pela frente!
E a última coisa que se quer é sair pela frente e ter que ficar virando para ver a entrada do templo!
Portanto, caso vcs se aventurem por estas paragens, comecem a visita pela frente!




Bom voltando as coisas boas, hoje visitamos o famoso templo Ta Prohm, seu grande charme são as suas árvores, por isso todos chamam o lugar de Jungle Temple!



Este templo é mesmo impressionante, não sei se dá para ter idéia do tamanho das árvores pelas fotos, mas são enormes!!!
Nesta foto acho que dá pra se ter uma idéia...



Há duas espécies predominantes, mas as fontes discordam sobre a sua identificação: quanto a maior ser a paineira (Ceiba Pentandra) ou "thitpok" (Tetrameles Nudiflora), e a menor ser a figueira estranguladora (Ficus gibbosa) ou a "Gold Apple" (Diospyros decandra).



Eu fico com o nome da placa e como todos por lá as chamam, Spung!




Outra coisa interessante é que este templo se encontra no seu estado natural, pois ficou quase impossível querer restaura-lo com essas árvores abraçadas nele!



Como o ser humano é gozado... Só tinha fila num lugar para tirar foto, adivinha porque?



Agora o lugar é mágico!





Contando um pouquinho da história desta parte do complexo, depois de subir ao trono do Camboja em 1181, Jayavarman VII iniciou em um programa massivo de construção de obras públicas. Rajavihara o nome antigo deste templo, significa templo real, hoje conhecido como Ta Prohm "Ancestral Brahma", foi um dos primeiros templos fundados pelo rei. A estela comemorando a fundação dá a data de 1186 AD.



Esta é uma das entradas desta área!

Depois foi erguido o templo e mosteiro de Preah Khan onde a imagem principal, que representa o Bodhisattva da compaixão, (Lokesvara), foi inspirado na fisionomia do pai do rei. Na época tudo era revestido com ouro, pedras preciosas e pérolas!



É o único templo com colunas redondas de todo o complexo!



O rei tb mandou construir um reservatório de água para suprir todo o pessoal deste enorme canteiro de obras, e no centro dele foi construído o Neak Pean temple, quando estávamos indo conhecer este local nosso guia falou que iríamos ver o "furtin temper" precisamos mandar ele escrever pra saber do que ele estava falando! E sabe o que era? Floating temple, isso pra vcs verem que o sotaque dele era de morte!



Na época neste local formou-se toda a cidade com construções de madeira e com pedra tinham os templos, o palácio e a livraria da universidade budista (abaixo) onde trabalhavam 97.840 monges e serviçais, incluindo 1000 dançarinas e 1000 professores!!!



Isso só para vcs terem ideia do que deveria ser a população local!
Este passeio levou quase o dia todo e valeu a pena!

Ah! Hoje passamos pela outra entrada de Angkor Wat e descobrimos por que ela é considerada mais bonita que a porta sul, a estrutura em si é a mesma, mas esta parte está mais bem conservada, na outra muitas figuras estavam sem a cabeça...



Lembrando que o portão é ladeado por 2 serpentes, de uma lado são os deuses (acima) que a seguram e do outro os demônios!


Lindo né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário