quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Dwaryka's Hotel Kathmandu




O Dwaryka's Hotel foi fundado por Dwarika Das Shrestha e sua história é incrível.
Ela começa em 1952 quando o Dr. Dwarika nas suas andanças pela cidade antiga viu homens começando a cortar uma belíssima coluna toda entalhada de madeira para ser usada como lenha, inconformado ele comprou a coluna e depois de alguns anos ele tinha mais de 40 fragmentos compradas de demolições.




Triste de ver a arquitetura tradicional sendo desvalorizada ele resolveu fazer uma Guest House com as peças que colecionou, no antigo estilo Newari de Kathmandu.




Para isso ele precisou treinar pessoas para fazer os tijolos manualmente da maneira antiga e entalhadores para completar os fragmentos de madeira colecionados. Então ele criou oficinas para ensinar os jovens a valorizarem e aprenderem a fazer as peças usadas milenarmente na construção nepalense.




Já com o hotel e inconformado em ter que importar todas frutas, verduras, legumes e flores da Índia ele começou a estudar o que poderia ser plantado aquela altitude, e como. Hoje com as técnicas desenvolvidas por ele, tudo que comemos no hotel é produzido por profissionais treinados em seus cursos proficionalizantes, de modo orgânico e, adivinhem?
Exportado para a Suíça!
E graças ao seu interesse em fazer o povo aprender a plantar e colher. hoje, em todas as partes, nos mercados ao ar livre se comercializa verduras e frutas produzidas no próprio Nepal!



Assim começou o primeiro incentivo a cultura e investimento em sustentabilidade do país!

Além disso o hotel é charmosíssimo e a lojinha do hotel tem coisas antigas bem interessantes, lembrando que como em todo Nepal, coisas antigas estão sempre misturadas com coisas novas, então não acredite no negócio da China, coisas antigas sempre custam mais caro.

Mas a lei é pechinchar sempre e lembrar que o Nepal é um dos lugares da Ásia que o preço ainda é muito bom!



Este é uma chapéu comprado nesta loja ao estilo Ladakh, região tomada pela China, Paquistão e Índia.

Esta peça, em cristal de rocha toda trabalhada com prata, cobre e ouro incrustada de turquesa, coral, esmeralda e rubis tb foi comprada em Katmandu, depois de 2 dias de uma grande negociação com o dono da loja, mas valeu a pena, pois além do preço bom é uma prazer poder apreciar um trabalho desses sempre pertinho!




Pra quem estiver pensando em conhecer Kathmandu, esse hotel vale a pena!




Nenhum comentário:

Postar um comentário