domingo, 2 de novembro de 2008

Kumari Temple - Kathmandu




O Kumari Temple ou templo da deusa viva fica pertinho da Durbar Square.
Kumari é uma antiga deidade hindu/budista conhecida pelos nepalenses como Taleju.





O templo tem um dos pátios mais bonitos que eu já vi, como as janelas e portas todas entalhadas em madeira, num maravilhoso trabalho, construído em 1757, executado pelos melhores artesãos da época.




A Kumari é uma menina que se acredita sendo a encarnação da Deusa Durga. Desde da Idade média o culto da Kumari é popular na região, tornando-se uma das maiores tradições religiosas do Nepal.
Existem mais de 11 Kumaris pelo Nepal, mas a Kumari Devi (ou Raj Kumari - Deusa Rainha) de Katmandu é a mais importante.

O processo de seleção para se encontrar uma Kumari é parecido com o dos lamas tibetanos, onde acredita-se que haja a reencarnação de uma predecessora.
A criança é escolhida entre os 3 e 5 anos de idade por um Buddhista Shakua clã. Eles escolhem entre milhares de meninas as que apresentam os 32 sinais auspiciosos da divindade.
Sinais de beleza, proporção, inteligência, coragem, etc.




Depois de escolhida ela vai viver no templo até menstruar, ou qualquer outro acontecimento onde ela se machuque e saia sangue, depois disto será escolhido uma nova Kumari.




Infelizmente há uma superstição que quem casa com uma ex Kumari não tem sorte e pode morrer jovem... Portanto depois de passar anos dentro deste templo sendo a deusa viva ela quando sai dificilmente consegue constituir uma família!




No seu dia a dia vivendo como deusa a menina não deve nunca encostar no chão, e seu tempo é dedicado a rezas e performa-se religiosas.
Ela só sai do templo nos festivais religiosos, tipo nossas procissões...




Voltando para o hotel continuamos a ver por todos os lugares as bancas de flores!
Uma das coisas bonitas daqui é que todas as flores são naturais. Na Índia tem muitas flores de plástico que além de virar sujeira depois de usadas, deixa tudo artificial.




Aí vai um pouquinho das ruas enfeitadas com flores, o impressionante é que todas as lojas e casas estão enfeitadas, e não só algumas ruas comerciais!
Incrível a quantidade de flores produzidas!!!




Voltando para o hotel descobrimos com uma brasileira, que tem uma agência de turismo nos EUA, que dá para ir ver o Evereste de helicóptero. Segundo ela é um passeio imperdível, então falamos com nosso guia e ele ficou de ver se tinha algum disponível pra gente amanhã ou depois de amanhã, agora é só torcer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário