quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Hanói Vietnã



Saímos do Butão fizemos uma escala em Bangkok e fomos para o Vietnã, ou Vietname como dizem!
Optamos por conhecer o antigo Vietname do Norte que a capital é Hanói e também Halong Bay, um dos lugares mais lindo deste planeta!

Quando chegamos soubemos que tinha tido um Tufão fazia uma semana, mas que isto é comum na época de chuvas deles, só que este veio meio atrasado, bom não vimos estrago nenhum!
O guia falou que nós demos sorte, pois o dia que chegamos foi o primeiro com céu azul, que aliás, continua até hoje, com direito a lua cheia e tudo mais!



Hanoi é a segunda maior cidade do Vietname, foi fundada no Séc V, foi ocupada em 1872 e1882 pela França e tornou-se capital da Indochina em 1902. Na segunda guerra foi ocupada pelos japoneses e com o termino da guerra foi recuperada pelos franceses, mas nunca mais se livrou da resistência do povo. Finalmente em 1954 os franceses se retiraram definitivamente.
Ainda dá pra ver a influência francesa nos estilos de algumas construções como nosso hotel, o Sofitel Legend Metropole, um edifício histórico de 1901! Muito bonito!




Durante a lenta saída dos franceses a cidade sendo governada por Ho Chi Minh desde 1950 e logo depois foi reconhecida pela China e URSS, esse governo comunista pretendia reunificar o Vietname, mas logo apareceu os EUA que ficaram ao lado do Vietname do sul desencadeando a tão conhecida guerra do Vietnã.

Finalmente com a retirada dos EUA e a queda de Saigon em 1975 houve a reunificação do país que se tornou socialista, de lá pra cá segundo nosso guia, a Russia nunca investiu nada no país, nem em escolas, nem em saúde. Por ser uma cidade com um cinturão verde a volta a agricultura sempre foi seu maior sustento, mesmo assim o país ficou muito pobre, a população só vivia de pequenas plantações num país fechado ao comércio exterior. Então quem tinha um bufalo para ajudar na colheita era considerado rico.

Ainda hoje podemos sentir muitos traços remanescentes dessas dificuldades visitando a capital, não há grandes monumentos para visitar, mas aí vai o que vale ou não a pena!

O Mausoleu Ho Chi Minh, histórico com certeza mais muito chato!



O Templo da Literatura, local da mais antiga universidade do Vietnã (1070),



Dizem ser da época de Confúcio e que ele ensinava neste lugar! É bem bonito vale a pena conhecer!



One Pillar Pagoda, bem simples mas charmosa.




E o centro antigo com sua Catedral neo-gótica de 1886 rodeada de lojas, cafés, uma delícia de andar por ali! Com certeza local das lojinhas mais legais!




O comercio da cidade antiga parece uma medina, mas dos anos 60, cada rua vende uma coisa, uma só de sapatos, outra de roupas, outra de chapas de ferro que eles fazem as coifas, ou dutos na calçadas, comida, bichos de pelúcia, lanternas, etc. Tudo é dinâmico, e colorido!
 A dica é passeie por tudo de ricksha e ande somente nas ruas que tem lojas interessantes!



Os donos das lojas comem agachadinhos na frente da loja, e nas ruas tb tem gente fazendo comida, e todas as pessoas que compram comem agachadinhos tb!




Para quem tiver paciência dá para fazer boas compras nas lojinhas, é misturado com muitas coisas chinesas, mas com olho clínico vemos achando prendedores de guardanapos, colheres, e coisas pra casa de osso ou madrepérola bem bonitos, por um preço inacreditável!
Ah! As coisas de seda tb são bonitas, eles tem tradição em teares! Uma blusa sai por U$20!
O difícil é achar o tamanho certo ou bom acabamento, mas para jogo americano e echarpe não é difícil.




Hoje os jovens imperam nas motos! Depois da abertura do país, a Honda foi muito esperta, usando a história do bufalo, o bem mais cobiçado do país, eles inventaram uma moto bem básica, o modelo mais barato e colocaram o nome de One Dream!
E hoje o sonho é este! Ter um moto!
E parece que todo mundo tem mesmo, olha só como eles estacionam nas ruas!



Vcs conseguem imaginar que aqui o numero de motos é como se fosse o contrário de São Paulo, as motos fossem os carros e os carros as motos? Em escala menor é claro!
E pra piorar o transito ainda tem os rickshas com turistas por todos os lados e eles não respeitam nem sinal nem contra mão!




Ah! As motos como são muitas e não tem lugar para estacionar, então estacionam em cima da calçada, e nós pedestres andamos entre o transito e a calçada, emocionante!



Tem tb as bicicletas que carregam de tudo!



E as mulheres que vendem de tudo naquelas cestas presas com um bambu parecendo uma balança!



Elas carregam todo esse peso o dia todo, não pensem que são jovens não! E nem parecem ter dor nas costas! É uma vida dura!

No meio deste transito todo as pessoas atravessam no meio da rua, nada de faixa de pedestres! Logo que chegamos nosso guia falou que podíamos sair sozinhos que não tinha perigo nenhum, mas que antes era necessário aprendermos a atravessar a rua!
Isso mesmo! E sabe como é? Vc vai passando com a mão levantada dando tchauzinho, devagar e sempre e as diversas motos vão desviando! Nada de correr, nem parar, porque eles vem seu ritmo e sabem se dá pra passar pela frente ou por trás de vc!
Pode? E o pior funciona!

Hanoi é uma cidade entre rios, construída numa várzea, e tem muitos belos lagos!
Muitas vezes chamada de "cidade dos lagos" o mais importante e famoso é o lago Hoan Kiem, Lago Oeste, que fica bem no centro, nosso hotel ficava numa das pontas e a área das lojas do outro lado, tudo muito fácil de se localizar sem o guia, dá para sair a pé ou de ricksha do hotel e voltar sem nenhum problema!



Quanto a arquitetura tem construções típicas interessantes!



Agora as moderninhas são de amargar!



Ah! Uma dica importantíssima! A comida vietnamita é muito boa!!! Peçam indicação para o concierge ou o guia e podem arriscar, comemos maravilhosamente bem!
Na frente do nosso hotel, pela saída lateral, passando pela piscina, tem um restaurante que é maravilhoso, fomos jantar 3 vezes lá! Vou tentar achar o cartão e coloco aqui pra vcs o nome! Com certeza no hotel sabem! Experimentem a sobremesa de dragon fruit! Divino!!!

Na próxima postagem Halong Bay!!!!! Um dos lugares mais lindos do mundo!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário