sábado, 1 de novembro de 2008

Bhaktapur Old City - Kathmandu






Bhaktapur é um pequeno distrito que fica a 13km ao leste de Kathmandu e é considerado um dos principais lugares a serem visitados, pois tem uma das mais antigas cidades do Vale de Kathmandu.

A cidade de Bhaktapur que significa em Sanscrito/Nepales "City Of Devotees" foi uma das capitais do Nepal no período do grande Malla Kingdom até a segunda metade do sécXV.




Esta cidade preserva suas formas e arquitetura quase intocáveis desde a época em que era uma das mais importantes cidades da rota China Tibet e India, onde as caravanas da rota da seda paravam e comercializavam parte da suas cargas!
Por tudo isso hoje é mais um patrimônios da Humanidade da UNESCO.



O local é apaixonante!



Ruas e ruas num mesmo estilo, com suas construções em tijolos e entalhes em madeira que deixam qualquer trabalho atual parecendo inacabado!

A cidade tb é famosa pela antiga produção de cerâmica como podemos ver na Potters Square!



O comercio continua ativo e podemos encontrar de tudo, roupas, alimentos, enfim, uma diversidade de uma digna cidade que pertenceu as rotas comercias por anos a fio!

Numa das praças na época do outono, depois da colheita anual do arroz, podemos ver a produção secando e as mulheres tirando a palha.



Depois da nossa caminhada pela old city Bhaktapur chegamos a pé na famosa Bhaktapur Durbar Square, entramos pela Oregonian Square



Esta praça é uma das entradas para o grande conglomerado de templos e pagodas construídos ao redor do Palácio das 55 janelas, construído em 1427 pelo rei Yakshya Malla, onde encontramos a maior peça entalhada em madeira do Nepal.




Todo esse conglomerado é chamado de Bhaktapur Durbar Square, e nele há diversos lugares a serem visitados, isto sem contar a vontade que dá de ficar passeando, só olhando as coisas por fora, porque tudo é lindo!





Assim que entramos na praça vimos o Templo de pedra Batsala Devi com seus lindos entalhes e o famoso sino construído em 1737 pelo rei Ranjit Malla.



A praça é muito charmosa, não tem nada que não é da época misturado com as construções, o que torna tudo harmônico.





A Golden Gate ou portão do sol é interessantíssimo, nas portas estão as figuras da deusa Kali e o Garuda, ladeados por ninfas, um crítico de arte inglês, Percy Brown considerou este portal como a peça mais bonita de todo império inglês! Ainda bem que ele não contou pra muita gente e os ingleses não levaram pra Londres!
Além de ser uma peça linda construída para a entrada do palácio das 55 janelas, este portal está muito bem localizado nesta magnífica praça, ou seja seu entorno o torna ainda mais especial!





Na mesma praça há um outro portão, onde se encontra atualmente a National Art Gallery, chamado Lion Gate construído em 1696 onde tem dois enormes leões em pedras ladeado pelas imagens de Bhairab, o lado ameaçador de Shiva, pra vcs verem que eles deviam ter bastante medo, pois a proteção era poderosa!
Andando pelo complexo ainda pudemos ver um templo inteirinho dedicado a Bhairab, a aterradora manifestação de Shiva, pra proteger mesmo!!!
Tb o Nepal era bem cobiçado na época...



Na famosa Bhaktapur Durbar Square, tem o Nyatapola Temple, que normalmente é vazia, como vcs podem ver abaixo...




Mas hoje, como é o último dia do festival Diwali, tivemos a chance de ver muitas pessoas comemorando essa data.
A única coisa complicada é nosso guia não deixava a gente entrar na multidão, então as fotos ficaram um pouco comprometidas...




Ah! O som tb era um pouco alto, porque vcs pensam que trio elétrico é uma invenção nossa? Bom se for, espalhou e chegou aqui!
Mas festa é festa e pra mim é sempre bom!

Este templo foi construído em 1702 e é considerado o mais alto templo de todo vale de Katmandu!
Esta pagoda com 5 telhados e sua escada tb tem 5 terraços ladeados por pares de figuras, sendo 2 lutadores, 2 elefantes, 2 leões, 2 grifos e um Baghini e um Singhini (o deus tigre e o deus leão).
Cada dupla é sempre 10 vezes mais poderosas do que as figuras do lance anterior, sendo que os 2 lutadores do começo eram a representação dos reis Jaya Malla e Phatta Malla, já considerados os mais fortes homens de toda humanidade!

Mais detalhes desta cidade pra vcs!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário