segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Hanuman Dhoka ou Durbar Square - Kathmandu




Quando chegamos a Hanuman Dhoca Square ou Durbar Square ficamos impressionados, tanto pela beleza do lugar quanto a quantidade de gente passeando e vendendo coisas numa grande feira livre...



Isso tudo por causa do Dipawali como contei no primeiro dia!



A Hanuman Dhoca Squere é um complexo de várias estruturas como o Royal Palace dos reis Malla (1.200 a 1768) e também dos reis da dinastia Shah.
Na parte oriental ficam as construções mais antigas, datadas do sec XVI, depois ouve uma expansão feita pelo rei Pratap Malla no sec XVII com diversos templos, o mais alto deles
e o Taleju Temple, construído em 1549 pelo rei Mahendra Malla.




Mais tarde o rei Prithvi Narayan Shah construiu 4 torres incluindo ao palácio e a família real viveu aqui até 1886 depois disso passaram a habitar o novo Narayanhiti Palace. Esta é a Basantapur Tower!



Esta praça é muito bonita, cheia de templos, palácios, e com a festa acontecendo tudo fica mais colorido ainda!



Nesta praça tb está a estrutura chamada Kasthamandap, que deu nome a cidade Katmandu!
Em sanscrito Kastha que significa madeira e Mandap que significa abrigo coberto. Este templo foi construído em 1596 todo em madeira e sem nenhum prego!



Esta é a maior estátua de pedra de Katmandu, fica na praça tb e é do secXVII, representa o Senhor Shiva, do hinduísmo!



Mas a que eu gostei mais foi a Malla Statue ou Garuda, que tb é em pedra maciça, Garuda é o veículo de Vishnu e foi colocada aí em referência ao templo em que está em frente, o Trailokya Mohan Narayan Temple, que é dedicado a Vishnu, claro...



Uma das jóias deste lugar é o Krishna Mandir Temple uma dos mais famosos do Vale de Katmandu, sua construção é em estilo shikhara, subindo do nível do chão em camadas de pequenos santuários, muito bonito!



Além de ficarmos encantados com cada pedacinho desta praça ainda temos que controlar a vontade de comprar mil coisas...




Nosso guia está tentando nos fazer sair deste complexo a horas, falando que temos mais um monte de coisas interessantes pra ver... Mas é difícil! Acho que o bom seria podermos ficar no mínimo meio dia aqui! Cada ângulo é bárbaro!




No fim ele nos convenceu e estamos saindo para conhecer o Kumari Temple, mas depois eu conto...
Na memória ficou a beleza da Durbar Square!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário