sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Kathmandu - Nepal



Chegamos ao Nepal!

Situado na encosta da cordilheira dos Himalaias, é delimitado a leste pelo Tibet atualmente China e ao sul e oeste pela Índia. É considerado o país com maior densidade demográfica da Ásia, com 153 habitantes por metro quadrado!




Apesar de ser a terra em que Sidarta Gautama, o Buda, nasceu, a esmagadora maioria é hinduísta.




Como nosso guia diz, o Nepal tem duas coisas que todo mundo conhece, Buda que nasceu em 563 aC e o Everest, que em tibetano é Chomolungma e significa "deusa-mãe"!




O Nepal é um pequeno e pobre país incrustado nos Himalaias, espremido entre a China e a Índia, com 27 milhões de habitantes, 59 etnias, 100 línguas oficialmente reconhecidas... Um microcosmos da Ásia.



Muita tradição, muitos templos e stupas, lindos e antiquíssimos, com fantásticos entalhes em madeira e bronzes elegantemente trabalhados...





Estes maravilhosos centros históricos foram reconhecidos pela UNESCO e cada vez recebem mais turistas, principalmente europeus e americanos, abaixo Patan uma das três capitais imperiais de Kathmandu.




O que a maioria das pessoas não sabe é que foram os nepaleses que criaram a arquitetura dos pagodes e só mais tarde ele foi adotado pela China. A palavra pagode surgiu primeiramente em francês em 1545 derivada do dravidiano pagodi , significando "templo de uma religião oriental".




Montanhas e montanhas esculpidas com terraços para a plantação de arroz, fundamental não só para a apimentada culinária nepalense como também para as oferendas aos deuses.
As plantações de arroz empregam 90% da mão de obra do país que é considerado o maior país produtor da região.





Outrora uma monarquia (absoluta na maior parte da história), o Nepal tornou-se uma república parlamentarista em 2008, após um acordo entre os partidos políticos e as facções guerrilheiras rebeldes, tendo como pano de fundo a crescente insatisfação popular com o autoritarismo do último rei, Gyanendra.

Mas política não era assunto quando chegamos, pois foi no meio ao festival religioso mais importante do Nepal, o Dipawali, que equivale e é simultâneo ao festival indiano (Diwali), quando cada dia de festividade da semana é dedicado a um Deus e a um animal.



O animal do dia recebe aquela marquinha vermelha na testa e um colar de flores...



Imaginem vacas e cachorros usando estes adornos...
AH! Tem as mandalas tb! Muito lindas feitas de areia colorida!



Toda a cidade se enfeita com estes cordões de flores cor de açafrão, e tudo fica colorido em meio ao movimento frenético e incessante da capital, Kathmandu.



Inclusive a noite! A cidade não para! Mas para turistas é interessante porque fica tudo muito alegre!



Os padrões de tráfego e de higiene são semelhantes aos indianos.... Ou seja, inexistentes. Rsrs...

Quando chegamos ao hotel, foi uma grande surpresa!
O Dwaryka's Hotel é todo ao estilo nepalense e é lindo, mas depois eu conto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário